sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Big Brother

Não, não vou falar desse programa nefando, ponto final. O assunto é outro. A pretexto da segurança pública, da saúde pública, da moralidade pública e outros bens públicos, nós brasileiros estamos flertando com o fascismo e outros "ismos" que, em resumo, não passam de totalitarismo disfarçado de democracia. A pretexto de atender o desejo de uma dita maioria, por qualquer bem público qualquer, suprimem-se direitos elementares em uma democracia de verdade. Na verdade posso estar exagerando, afinal de contas o que é produzir legalmente uma droga que vicia terrivelmente, gera muitos empregos e rende ainda mais impostos e, ao mesmo tempo, satanizar seu uso e através de diversas leis, impedir aqueles cidadãos que se viciaram no produto de o consumirem em qualquer lugar, instigando a delação e multas pesadas? O que é uma lei que interfere diretamente sobre a educação que os pais devem dar aos filhos, de novo sob pena de advertências e multas, e ainda, novamente, a figura da delação? Também não é nada a polícia "limpar" um bairro de usuários de drogas e médicos respeitadíssimos pregarem a internação compulsória? E um País onde Presidentes, Ministros, Juízes, Deputados e alguns altos funcionários públicos enriquecem de maneira absurda e são imunes a qualquer tipo de investigação, enquanto qualquer cidadão está sujeito a passar 20 anos preso por engano? E as pessoas comuns, ao invés de se incomodarem com isso, ficam irritadas porque o IPOD, IPAD, e outros brinquedinhos modernos estão caros demais (mas eles compram mesmo assim!), totalmente hipnotizadas pela televisão e internet? E essas mesmas pessoas comuns se ajuntam defronte a apartamentos e casas de pessoas que cometeram crimes violentos que chamaram a atenção da imprensa e ficam pedindo justiça, mas ao mesmo tempo chamam de Excelência aquele deputado ou senador, comprovadamente ladrão de dinheiro público e que mata milhares com sua ganância? E o sigilo bancário, que protege apenas quem tem algo para esconder, mas contra o cidadão comum sempre é usado contra ele? Câmeras, portas giratórias e má vontade em todo lugar? É, realmente eu posso estar exagerando...Mas quem vigia os vigilantes?  

7 comentários:

Inês disse...

Meu amigo: vc. disse tudo em poucas palavras. Pena q. poucas pessoas se interessem tão pouco por ler verdades e mais por ver banalidades impostas pelo fascismo televisivo, a exemplo do BBB.

Pedro disse...

As pessoas que botam os vigilantes que deviam ser responsáveis pela pegação no pé. Mas muita gente nem lembra em quem votou na última eleição..

Sani Gimenez disse...

Olá amigo!!! Que ótimo texto!!!Como sempre voce me encanta por sua sensibilidade, lucidez e coerencia de suas palavras!!! Fiquei pensando que todo este movimento pró justiça onde as pessoas abandonam seu lares e vão até mesmo com crianças participar desses movimentos chamados de clamor popular. Na verdade são apenas figurantes num espetáculo cruel e mediocre.São estas mesmas pessoas que ficam na frente da tv vendo toda barbaridade que se comete em nome de 15 minutos de alta exposição na midia. Não dá para chamar de sucesso, muito menos de celebridades... Parabéns pelo texto, amigo... Muito rico de reflexão...Minha abordagem foi muito limitada mas falaria sobre ele a noite toda...

francisco chagas disse...

Prezado amigo dr. César: o que estamos vivenciando no Brasil é o que chamo de Era da Hipocrisia. Os cidadãos - a maioria -, me parece, perderam o senso das coisas. Não é possível que continuemos aceitando placidamente essa 'democratura'. Não estou falando de quebra-quebra, estou falando do votar conscientemente. É muito triste você tomar ciência de que o Ministério de Educação nacional é incompetente para realizar o simples ENEM! Bastante realista e denso o seu brilhante texto, amigo!

César de Lima disse...

muito pertinente todas as manifestações...vamos promover o ato de pensar!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
César de Lima disse...

ao contrário de vc Dilson, eu nunca o imaginei um cara moderno...pelo seu texto contra a Rita Lee e pela sua resposta raivosa eu saquei de cara que vc é um "inteligentinho" conservador e hipócrita!...e vi que acertei em cheio no seu ponto fraco, qual seja o seu EGO enorme...mas continue, afinal o que seria de mim sem caras como vc?!