quinta-feira, 7 de julho de 2011

Os filhos não são nossos...

Férias escolares e filhos adolescentes...Se você olhar bem, é um período de aprendizado para nós, pais...Se você tem (ou já teve) filhos adolescentes saberá do que eu falo...Se não tem, ainda, é uma oportunidade de aprender algo o que eu tive que aprender sozinho...Com as férias escolares dos adolescentes vem as viagens e, ao contrário do que era quando estes eram jovenzinhos, eles querem viajar para ficarem "sozinhos"...Mesmo levando em conta que alguns, ou muitos, são pais bem cuidadosos, inevitavelmente vai chegar o dia do adolescente viajar "sozinho"...Eu, que sempre fui um adolescente bem independente, confesso que fiquei muito apreensivo nas primeiras vezes em que fui obrigado a ceder às circunstâncias e deixar meu filho viajar "sozinho". Abro só um parênteses para comentar, estou colocando aspas sobre o sozinho porque na verdade, no  caso do meu filho em particular, ele está sempre monitorado e (ainda!) ficando na casa ou companhia de parentes ou amigos bem próximos...Bem, então, com o tempo eu fui relaxando, um pouco pelo menos, e aí tive a oportunidade de pensar no tema dessa crônica, ou seja, o porque da conclusão de que os filhos não são nossos...E as férias escolares são boas oportunidades para irmos treinando o relacionamento à distância com os filhos...Pelo menos para aqueles que tentam preparar seus eternos "bebês" para viverem bem e integrados nesse mundo, que é grande, cheio de maravilhas, mas também cheio de perigos e sutilezas...Por enquanto eu continuo aqui, sofrendo quieto, morrendo de saudade, mas pelo menos sabendo que meu filho está desbravando os seus próprios caminhos e aprendendo um pouco por sua própria conta, vivendo suas histórias, como todos nós, afinal, vivemos também...Então, se você conseguiu se desprender um pouco nessas férias e liberou seu adolescente para conhecer o mundo pode perceber que, no fim, valeu a pena um pouco do nosso sofrimento quando, no retorno, eles vierem contar as histórias que vão ficar para sempre na memória...abraços

4 comentários:

Denise Lima disse...

Ainda bem que eu tenho vc e vc a mim...:) Relaxa amor! Te amo!!!

MARCELA disse...

meu amigo César, estou vivendo esse conflito interior tb, imagine meu "BB" de 15 anos indo ficar 15 dias nos EUA...eu sei tá certo, irá com monitores, uma turma de amigos etc...mais aperta o coração...tô tensaaaaaa....kkkk

César de Lima disse...

tenso é a palavra...

Paola disse...

Apesar de a Iza se filha...constante...fiquei assim quando ela foi sozinha pra Cascavel, é dificil!!!!Ma o Pedro é um garoto de ouro...se depender dele tudo vai correr bem! bjs....e nao fala Hã!!!!rsrsr